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Eduardo Marson – O Quixote Alado

 

Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet

 

O executivo Eduardo Marson encerra no dia 17DEZ2015 a sua gestão à frente da HELIBRAS, empresa controlada majoritariamente pela Airbus Helicopters. Foram seis anos e meio não só à frente de um projeto industrial, de transferência de tecnologia, mas de cavalgar um sonho.

O nome deste artigo vem de um editorial publicado por DefesaNet, em 24DEZ2008, um dia após, a assinatura do contrato entre os governos Brasileiro e Francês e a Empresa Eurocopter (agora Airbus Helicopter). Chamava-se o artigo Um Conto de Natal – Os três Quixotes (Link Matéria)

A obtenção do contrato que teve muito a luta de jovem dinâmico, desbravador e sonhador. Por qual motivo não podemos ter uma empresa de helicópteros no Brasil? Muito além de uma montadora, uma indústria real com engenharia local.

No ano de 2009 assumiu a presidência da HELIBRAS e com a missão de tornar o sonho em realidade e produzir este helicóptero em Itajubá, Minas Gerais, disseminar a tecnologia e conhecimento da indústria de asas rotativas. Tornar o Helicóptero de Transporte Multimissão de Porte Médio ou Programa H-XBR (H225M) uma realidade para as três forças.

O projeto das novas instalações e com a nova fábrica, inaugurada em 2011, onde foram investidos mais de R$ 470 milhões.

O Programa H-XBR (H225M) transcende a mera produção de um helicóptero sendo inovador em muitos pontos, em especial o Primeiro Projeto Conjunto de Aquisição, Desenvolvimento e Logística da Forças Armadas Brasileiras. Com ganhos operacionais e financeiros excepcionais para as 3 Forças

Muitos são os pontos marcantes como nesse ano um exemplar do H-XBR realizar testes Operacionais na Índia e Polônia com excelentes resultados. E ser exposto em posição de honra do Airbus Group no Salão Aeronáutico de Le Bourget de 2015.

Porém, de todos os fatos o que mais nos emociona, foi quando da visita do Ministro da Defesa Celso Amorim, um diplomata com restrições às empresas de capital estrangeiro na área de defesa, perguntou a um jovem engenheiro o que ele estava fazendo. Cheio de orgulho o engenheiro disse que era a integração do míssil Ar-Mar Exocet  à versão da Marinha do Brasil do H-XBR.

O ministro Amorim replicou, que isto certamente já tinha sido feito na França e o jovem engenheiro, com mais brilho nos olhos ainda, replicou – Não, isto está sendo feito no Brasil, inclusive para a França, e por mim.

Bravo Quixote Eduardo Marson. Seu sonho virou realidade multiplicada por inúmeros projetos: instalações industriais, absorção de transferência de tecnologia, centro de simulação, etc.

Nosso texto de 2008 terminava com uma pergunta: saberia o Brasil e os Brasileiros a avançarem com estes projetos (H-XBR e PROSUB)? Os desafios atuais parecem mais desafiadores que antes com a atual restrição orçamentária e as incertezas geradas.

Porém, o Quixote Alado propiciou que 22 aeronaves fossem entregues até o final deste ano às Forças Armadas Brasileiras e à Presidência da República. E a condução de difíceis negociações para adequar o termo aditivo às restrições orçamentárias atuais.

E o trabalho único do jovem engenheiro fosse realizado com mais uma etapa de testes de integração de uma aeronave H225M, da Marinha do Brasil, com a integração dos mísseis AM39 EXOCET na França. ( Link Matéria )

Bravo Quixote Alado! A isto seguem-se a versão do H-36 Caracal da FAB com probe de REVO (Reabastecimento Aéreo), que dará pernas inimagináveis para a aviação de asas rotativas da FAB.

Um sonho. Mil Lutas. E um agradecimento a Eduardo Marson pela sua fé inquebrantável no seu Quixote Alado.
     

 

Helicóptero H225M da Marinha do Brasil em testes de integração do
míssil AM39 EXOCET na França, início de Dezembro de 2015

Foto – Anthony Pecchi / Airbus Helicopter

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